A síndrome dos pais avestruz

Você é do tipo pai avestruz?

Ponha-se no lugar do avestruz! Vem chegando uma fera, um animal peçonhento, ou um felino com garras afiadas e o medo invade a pobre ave que não encontra outra solução senão meter sua cabeça no primeiro buraco que encontra. Parece que a cegueira lhe dá toda a segurança!

Ufa! Afinal, pensa ela, se eu não enxergar o perigo ele deixa de existir!

Você pode estar pensando o quão ridícula é esta postura do avestruz. Prefere a cegueira à luz, o “não saber” para “não sofrer”, o “não ver” ao ver e pensar qual a solução adequada para aquele caso!

Diante do titulo acima, você já deve estar imaginando o que vem a seguir. Adivinhou!

Será que meu comportamento como pai, como mãe está se assemelhando ao de um avestruz?

Se seu filho anda chegando muito tarde, se sua filha está mentindo com uma certa freqüência, se o “papo” lá em casa não esta fluindo…será mesmo que está tudo bem? Será que não há nada a fazer?

Cuidado com o “falso sossego”! Não tenha medo de ver a realidade. Só vendo é que podemos tomar alguma atitude. O avestruz, por exemplo, parece desconhecer a sua capacidade de correr em grande velocidade. Será que nós conhecemos todas as nossas possibilidades?

O que percebemos é que grande parte das pessoas, por não procurarem se conhecer bem acabam desconhecendo também suas inúmeras possibilidades. É verdade que muito nos frustra nos percebermos pais “medíocres”. Parece que em casa não conseguimos tanto sucesso quanto no âmbito profissional! Os nossos projetos caseiros (filhos) nos desconcertam com uma relativa
freqüência!

Mas pense:

* Que nota você daria para você em matéria de conversa amigável com seu (sua) filho(a) adolescente?

* Quantas vezes por semana vocês jantam juntos, vêm algum filme juntos, fazem alguma atividades esportiva juntos?

Se sua resposta é ZERO aí está sua chance! Você pode passar para UM. Esta semana , ou melhor HOJE, você vai procurar, cavar algum momento em que possa falar com seu(sua) filho(a) sobre amenidades, dar risada juntos,curtir um bom momento, elogiar algo de bom que ele(a) tenha
feito, dito ou expressado.

Senão…sabe a que vão se restringir seus encontros com seus filhos? A broncas, cobranças, discussões, brigas, etc.

E pense bem…. qual seria o seu grau de intimidade, de afeto, de carinho com uma pessoa que o recriminasse 24 horas por dia! Porém, aquela que sabe alternar as dificuldades da vida com momentos de paz, de descontração, terá autoridade moral para agir com firmeza e carinho (
dois aliados inseparáveis) no momento que for necessário.

Pai, mãe, se você se identificou com o avestruz, parabéns! É uma bela ave, tem uma carne fantástica, corre com grande velocidade, é grande, tem postura, apenas…..precisa acertar umas coisinhas na hora de enfrentar as dificuldades! Afinal..isso não é o fim do mundo!

Dora Porto
acesse www.serfamilia.com.br

Um comentário: