Sozinho em casa

Ficar sozinho em casa enquanto os pais trabalham tornou-se uma responsabilidade das crianças. Deixar a casa em ordem, cuidar dos irmãos, fazer as lições de casa e inventar brincadeiras para passar o tempo são algumas das atividades exercidas.

Essa missão pode ser muito divertida, perigosa ou até um pouco triste. Solidão, falta de carinho e apoio da família são os chamados "piores momentos do dia". Mas tudo isso depende de como driblar o medo e tomar certos cuidados.

Trabalho para os pais: Ligar para seus filhos pelo menos duas vezes ao dia faz com que as crianças se sintam mais amadas, reservar um tempo todo dia para conversar e verificar se seu filho tem maturidade para enfrentar a responsabilidade de ficar sozinho em casa, é uma das tarefas principais.

Confira algumas dicas para crianças, publicadas no caderno Folhinha, do Jornal Folha de São Paulo:

Como perder medos que aparecem quando a gente fica só

- Ao voltar sozinho da escola, se perceber que alguém o seguiu até sua casa, entre numa loja e avise ao primeiro adulto que encontrar.

- Telefone para seus pais quando chegar da escola, para que eles fiquem menos preocupados.

- Nunca abra a porta para quem você não conhece. Diga à pessoa que sua mãe não pode atender no momento e peça para voltar outra hora.

- Em casa, acenda as luzes antes de escurecer, principalmente nos lugares que mais amedrontam você.

- Preste atenção aos barulhos de sua casa, para reconhecê-los. A geladeira e o vento que bate na janela têm barulhos característicos.

Cuidados quando você é o único que está em casa

- Se você levar um tombo ou cortar o dedo com uma faca, telefone para seus pais e fale com clareza e calma sobre o que aconteceu. Assim, eles vão orientar você.

- Se quebrar um prato ou xícara, não pegue os cacos com as mãos. É melhor varrer e juntar com uma pá. Antes de sair do lugar para pegar a vassoura, lembre-se de ver se seus pés estão calçados. Quando juntar os cacos maiores, proteja as mãos com papel ou pano.

- Sempre verifique se você desligou o gás do fogão e a água, depois de usá-los.

- Peça a seus pais uma lista com os números de telefones dos bombeiros, médicos e da polícia para qualquer emergência.

Diversões para as horas solitárias

- Não assista à TV o dia todo. Se assistir TV, escolha com seus pais os programas a que você vai assistir. Procure ouvir música, criar histórias, dançar ou ler livros e gibis.

- Cultive seu hobby: jogue xadrez, cartas, videogame, colecione figurinhas e assista aos vídeos que você gosta.

- Reserve um dia da semana para brincar com um amigo. Antes de combinar o encontro, consulte seus pais.

- Faça uma lista de coisas que gostaria de fazer durante a semana e mostre a seus pais para que eles o ajudem a escolher uma atividade.

- Não deixe a casa bagunçada. Arrume sua cama e seus brinquedos, ponha a mesa e guarde a louça seca.

Encontro com os pais no fim do dia

- Adiante a lição de casa, para fazer apenas as tarefas difíceis com seus pais.

- Não receba seus pais só com reclamações. Mas não deixe de contar sobre as coisas ruins que aconteceram durante o dia.

- Peça a seus pais para avisar quando forem chegar atrasados em casa.

- Não deixe a linha do telefone ocupada por muito tempo, pois seus pais podem querer falar com você, para dizer um "oi".

Sozinho em casa-2

1-Antes de sair de casa e deixar a sua criança sozinha deve estabelecer alguns limites e regras antecipadamente.

* Nunca deve abrir a porta de casa

* Nunca deve deixar entrar ninguém

* Não deve sair de casa

* Não se deve debruçar às janelas

* Deve conhecer o número 112 e o dos bombeiros

* Deve conhecer o número de telefone dos pais, devem estar igualmente programados no aparelho telefónico doméstico e assegure-se igualmente que as crianças sabem utilizá-lo.

* Faça uma revisão de todas as situações perigosas que posssam ocorrer e converse gradualmente com as crianças abordadndo este tema. Este processo deve decorrer muito antes de deixar a criança sozinha em casa, para que com calma e solidez integre estes comportamentos.

2- Preparar a sua ausência

* Nas primeiras vezes não fique fora de casa muito tempo e não se afaste, para conseguir voltar rapidamente caso seja necessário.

* Torne a sua casa segura (assegure-se que os produtos perigosos estão fora do alcance das crianças, que as portas e janelas fecham convenientemente por exemplo.

textos extraídos dos sites:

http://casadotinoni.blogspot.com/

http://www.planetaeducacao.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário