Dentição infantil

A infância é uma fase de fundamental importância no desenvolvimento bucal. Muito ao contrário
do que se dizia antigamente, que os dentes de leite iriam cair mesmo, boa dentição decídua é um grande indicador de boa dentição permanente. Não devemos esquecer que dentes de leite ficam na boca até algo em torno dos 13 anos de idade da criança.

Hoje em dia temos conhecimento para avaliar qualquer anomalia facial ou dentária e conhecimento para não permitir alterações indesejáveis. As crianças devem sempre que possível acompanhar seus pais nas consultas odontológicas, mesmo que não precisem, pois assim vão se
acostumando com o ambiente de um consultório dentário.

E, por incrível que possa parecer para alguns, ficam sempre querendo sentar na cadeira , sentir o arzinho e a água que sai dos aparelhinhos do dentista.

Os pais devem deixar a criança manifestar essa vontade, pois algumas vezes a insistência leva as crianças a ficarem com certa desconfiança. Avaliações em relação à respiração são muito importantes, pois crianças respiradoras bucais tem um crescimento facial alterado, costumam apresentar olheiras constantes, come de boca aberta e mesmo distraídas, assistindo TV, os lábios não ficam encostados. Também é muito comum essas crianças roncarem e os pais brincarem dizendo que roncam como gente grande ou que puxou este ou aquele membro da família.

A higiene bucal é de fundamental importância, escovação após as refeições além de manter uma boca saudável, cria o hábito nas crianças de ter essa sensação de limpeza e quando adultos, isso será algo prazeroso e não uma obrigação. As crianças podem escovar os dentes sozinhas, mas isso para elas será apenas uma brincadeira, os pais devem antes do término da escovação, eles mesmos realizarem esse procedimento, agora sim removendo a placa bacteriana e resíduos alimentares dos dentes. Em relação ao creme dental, só deve ser usado por crianças na presença dos pais ou quando elas souberem cuspir e não engolir o creme. Isso porque o creme dental tem flúor, algo muito importante e que reduz realmente as cáries dentárias, porém se ingerido em grande quantidade pode causar vários problemas de fluorose, principalmente em locais onde a
águam também contém flúor.

Fluorose são manchas esbranquiçadas nos dentes, e estão se tornando muito comuns nos jovens hoje em dia, devendo os pais ter uma atenção especial. Então na escovação do seu filho, coloque pouca quantidade de creme dental ou procure um creme que tenha sido fabricado mais tempo (mas dentro da validade), pois quanto mais tempo o creme estiver armazenado, menor será a quantidade de flúor ativo.

Quando a criança já não tiver risco de engolir o creme dental, o mesmo deve estar o mais próximo da data de fabricação, com maior teor de flúor ativo. Assim que possível, os dentes das crianças deves receber uma aplicação de um produto chamado selante, que é como se fosse um verniz , ele faz uma camada sobre os dentes do fundo (decíduos ou permanentes) deixando a face oclusal do dente, face do dente onde fazemos a mastigação, lisa, com menor retenção de alimentos e mais fácil de se higienizar.

É importante dizer que esse selante vai se gastando com tempo e novas aplicações são necessárias. Quando conversar sobre isso com o seu dentista, considere o valor como um investimento e não um gasto, pois as vantagens deste procedimento são imensuráveis.

Muitos não acreditam, mas a saúde bucal dos pais também é importante para que a criança desenvolva uma boca saudável. Acho que todos concordam que pais com preocupação em ter boa saúde bucal, irão se esforçar ainda mais para que seus filhos desenvolvam boa saúde bucal,
assim como estarão dando o exemplo para a criança, que normalmente imita os pais. Além disso, sabemos que as cáries e doenças periodontais são causadas por bactérias e como outra doença qualquer, pode ser transmitida ao seu filho.

Ele pode até não desenvolver a doença, mas terá a bactéria. Por isso, normalmente, peço que evitem dar beijo na boca da criança, experimentar a comida na colher em que a criança está se alimentado entre outras recomendações de coisas que fazemos no nosso dia a dia.

Claro que você não precisa ser radical neste item, mas evitar que outras pessoas o façam, pois quanto maior o contato, maior o chance. Lembre-se sempre, a prevenção é a melhor maneira de se manter a saúde e também a mais econômica.

Caso tenha dúvidas sobre este ou qualquer assunto relacionado com a Odontologia, vá em www.drsabino.com.br e deixe a sua pergunta.


Dr. Milton Sabino é especialista e mestre em periodontia, especialista em ortopedia funcional dos maxilares e pós-graduado em ortodontia e implantes dentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário